Desde o início do ano estamos falando em nossa comunidade sobre arrumar a nossa casa, e uma coisa muito importante dentro desse processo, além da nossa disposição em mudar, é entender a questão do tempo como um instrumento de Deus para promover mudanças em nossas vidas.
Essa é uma das grandes dificuldades que encontramos, é entender que existe um tempo de Deus para a nossa vida. Como está escrito em Eclesiastes 3.1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
As últimas duas mensagens dos cultos falaram sobre a manifestação do Senhor a Moisés, e o seu envio para o Egito para cumprir o propósito de mudança que ele tinha na saída do povo de Israel da terra do Egito (Êxodo 3). O povo hebreu permaneceu vivendo naquela região que pertencia ao egípcios, por volta de 430 anos. Ali, eles cresceram como povo, construíram suas famílias, viveram suas vidas, uma geração após a outra, foram dominados e controlados pelos Faraós, até o dia que Moisés voltou novamente ao Egito dizendo da parte do Senhor: “Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel” (Êxodo 3.17). O que o Senhor estava dizendo para eles? Não só seriam libertos da escravidão que viviam, mas que o tempo deles ali havia acabado!
Através das palavras de Moisés, o Senhor deixa claro não só ao próprio Moisés, com que falou primeiro, mas também aos anciãos do povo, que aquele lugar que eles estavam já a tanto tempo não era mais o lugar deles. Era tempo de sair! O tempo de Deus havia chegado para eles, e o Senhor não queria mais o seu povo ali, nem naquela condição. Chegado era o tempo da mudança, e isso serve para nós também nos dias de hoje.
Precisamos entender os ciclos de Deus na nossa vida. Entender que o tempo é um processo misterioso para nós e fora do nosso controle, porém, para o nosso Deus e Pai, o tempo e os ciclos que existem dentro dele, nada mais são do que instrumentos da Sua vontade e do Seu controle sobre todas as coisas. Devemos aprender a descansar nessas verdades! Por isso o salmista diz no Salmos 90.12 “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. A sabedoria não está num suposto poder de controlar o que pode acontecer dentro dos nossos dias, mas a sabedoria ganha forma em nós, quando aprendemos a entender os ciclos da nossa vida, e discernimos o que Deus está promovendo em nós dentro dos nossos dias.
Talvez, já estamos a muitos anos vivendo de um mesmo jeito, fazendo as coisas de uma mesma maneira, tendo os mesmos tipos de atitudes e comportamentos, repetindo as mesmas palavras, na verdade acomodados e conformados consigo mesmos e com as coisas, e o Senhor começa um movimento para você mudar, mudar sua direção de vida, mudar seus comportamentos, mudar suas palavras, suas posturas, e as escolhas que você tem feito. Fique atento!
Existe um alerta para nós em toda essa história da saída do povo de Israel do Egito, e o caminhar até a terra prometida, e o alerta é: Não permaneça ou retroceda a uma condição que não serve mais para a sua vida. A pior coisa é querer permanecer ou retroceder para onde Deus nos chamou para sair. Se ficamos ou voltamos atrás, esse lugar será um lugar de aflição ainda maior para mim e para você!
Precisamos sair do lugar que estamos hoje, principalmente no que se refere a nossa vida espiritual. Precisamos entender que Deus tem um novo lugar, uma nova posição e condição para nós, e estar nesse lugar, e nessa posição onde Deus quer que estejamos, fará uma enorme diferença na nossa vida. Amados, de fato isso afetará tudo! Nossos relacionamentos, família, casamento, trabalho, etc.
Toda a mudança que Deus quer promover é sempre em direção a uma condição melhor! Vida espiritual melhor, vida familiar melhor, vida conjugal melhor, ser uma igreja melhor, e etc.
Saiba que o Senhor deu o primeiro passo dessa mudança. Nós nunca poderíamos viver o novo de Deus pela natureza carnal em nossa vida, por isso que Cristo morreu, e ressuscitou – para nos fazer NOVAS CRIATURAS! 2 Coríntios 5.17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Nosso Deus e Pai nos concedeu uma NOVA NATUREZA!
O Senhor age sobre os princípios que Ele mesmo estabeleceu. Ele nos concedeu uma nova natureza para que possamos por ela viver em novidade de vida. Se você está em Cristo, então essa nova natureza já existe em sua vida, o que você precisa é desenvolve-la, então volte-se para ela, não perca o foco, concentre-se na mudança que precisa acontecer em você e na sua vida.
A mudança nunca é um processo fácil, mas se queremos arrumar nossas casas, precisamos estar dispostos e comprometidos com ela. Por isso, meu irmão e minha irmã, se esforce! É tempo de mudança.
Deus te abençoe.
Pr. Cristiano

© 2016 Igreja do Nazareno Flamboyant
Siga-nos: