Todos nós travamos uma luta muito grande, e essa luta não é contra pessoas, poderes espirituais ou circunstâncias. Ainda que por muitas vezes as pessoas ajam em oposição a nós, as trevas sejam nossos adversários, e as circunstâncias que estamos passando sejam muito difíceis de lidar, a luta mais travada, mais difícil, ainda é a que enfrentamos contra nós mesmos, contra o nosso coração – nossa mente e os nossos pensamentos.
Essa é a batalha mais intensa, e se não tomarmos cuidado, nossos pensamentos produzem uma forte desorganização emocional dentro de nós, o que vai nos levar a sofrer – sofrer por antecipação, sofrer com alterações de humor, de animo, de vontade, e até mesmo a nossa constância e perseverança na fé acabam provadas nessa hora.
Precisamos ter calma, precisamos ter muita calma quando estamos passando por momentos de crise, indefinição e incertezas em nossa vida. Não é momento para precipitações, não é a hora de se desesperar, muito menos pensar em jogar a tolha, pois isso certamente de nada adiantará, e menos ainda resolverá os problemas.
Quero dizer de todo meu coração, como alguém que já passou e ainda passa por esse processo, que eu sei que é difícil, eu sei que não é fácil ter que passar por algumas situações, ter que aguardar por algumas respostas, ter que crer no melhor quando nada “aparentemente” está acontecendo, e confiar em Deus, mesmo quando a sensação é de um profundo silêncio.
Nossa natureza humana não gosta de se sentir encurralada, sem direção, como se estivéssemos no escuro precisando de uma luz. É uma luta interior muito grande, pois não gostamos de ter a nossa fé provada, desejamos sempre que as respostas e as soluções venham acontecer no nosso tempo, dentro daquilo que nós entendemos como “aceitável”, mas quando isso não acontece, somos tomados por inquietação e tensão.
A verdade é que temos uma enorme dificuldade com o tempo de Deus nas nossas vidas, pois ainda carregamos a “força” da nossa natureza carnal querendo resolver tudo do nosso jeito e no nosso tempo. O desafio de “esvaziar-se” de Jesus continua de pé para cada um de nós – Lucas 9.23 “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”, e se queremos realmente ser discípulos de Cristo nessa terra, o desafio de aprender a andar por fé também continua de pé.
É fácil falar em andar por fé quando as coisas estão bem, quanto tudo está relativamente dentro de uma normalidade, mas quando as coisas desandam, quando elas saem do nosso prumo (nunca no de Deus), descobrimos o quanto é difícil viver pela fé, e a enorme dificuldade que temos em saber esperar pelo tempo certo – o tempo de Deus.
Somos chamados a viver por fé, então precisamos entender que todas essas situações que vivemos fazem parte da Escola do Pai, que está ensinando seus filhos, lições preciosas de humildade, dependência, submissão, entrega, obediência, confiança, gratidão, alegria e amor a Ele.
Tudo isso para que eu e você aprendamos a confiar e esperar verdadeiramente Nele, independentemente da situação, crendo que o Senhor tem o tempo certo para todas as coisas na nossa vida; que Ele não age nem antes, nem depois, mas no tempo certo; Que a resposta não chega adiantada nem atrasada, mas no tempo certo. Que Deus opera em todas as coisas no tempo certo.
Não cabe a nós entender “o porquê” de tudo o que passamos, apenas confiar no Senhor e continuar caminhando. A escrituras dizem em Deuteronômio 29.29 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.
Nem tudo nos será revelado, existem muitas coisas que estão e ficarão encobertas do nosso entendimento, mas tudo o que o Senhor tem revelado sobre Si, sobre a Sua vontade, Seu poder, Sua Palavra, é para que possamos ir além, subir um nível, caminhar numa dimensão mais alta de fé e comunhão com o Pai.
Por isso, tenha calma, não perca o foco, não se turbe o vosso coração, creia no Senhor, creia no Seu Filho amado – Jesus o Senhor e Salvador, e entregue tudo, mas mãos de Deus, quantas vezes forem necessárias, crendo que o tempo de Deus é o tempo certo para todas as coisas na nossa vida.
Deus te abençoe.
Pr. Cristiano

© 2016 Igreja do Nazareno Flamboyant
Siga-nos: