O ano da vontade de Deus.
É muito interessante como precisamos constantemente que o Senhor, nosso Deus e Pai, abra os nossos olhos e nos conceda entendimento. É muito fácil nos enganarmos, pois realmente nosso coração é enganoso como já nos alerta a Palavra de Deus em Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? ”.
Como o Senhor é aquele que conhece o coração do homem, Ele sabe perfeitamente como nos tirar dos nossos autoenganos. Ele nos fornece em Sua Palavra, conhecimento, luz e sabedoria para nos tirar de toda forma de engano e nos conduzir ao centro da Sua vontade, porque esse é o lugar onde Deus quer que estejamos.
Esse processo não é fácil, envolve acima de tudo a disposição de se submeter a Deus, e infelizmente nem todos os filhos desejam isso. É muito mais fácil procurar uma relação utilitarista, onde busco a Deus e faço coisas esperando que Ele se agrade e me abençoe, porém, não é essa a vontade de Deus para conosco. O Senhor não se sujeita a barganhas! Temos um Pai que deseja relacionar-se comigo e com você. Fazer-se conhecido e conhecida à Sua vontade.
O que precisamos então? Descobrir a vontade de Deus e aprender a faze-la. Posso afirmar com toda certeza que na vida de um discípulo de Cristo, essa é uma das coisas mais importantes durante a sua caminhada nesta terra.
Infelizmente, apesar da toda a importância do assunto, essa também é uma das áreas que mais nos enganamos. Muitos podem ser os motivos: falta de conhecimento bíblico, vida de oração insuficiente, a prática do pecado, imaturidade emocional, áreas do entendimento ainda não transformadas por Deus, entre outros. A verdade é que falamos muito sobre a vontade de Deus, e cremos que há uma vontade do Pai para nossas vidas, mas falta-nos clareza para entender isso corretamente.
Achamos que muitas das coisas que fazemos é da vontade de Deus, porque julgamos pelos olhos naturais. Porque achamos que é bom para nós ou para os outros, ou porque aquilo nos deixa feliz, então, concluímos que só pode ser de Deus e da Sua vontade, o que não é necessariamente uma verdade. Isso acontece porque confundimos o que queremos com o que o precisamos, e o Senhor não está comprometido com aquilo que queremos, mas com aquilo que Ele sabe que precisamos para avançar, crescer, amadurecer, e ser mais parecido com o Seu filho Jesus.
Entendemos a vontade de Deus na medida que descobrimos o que precisamos. Quanto mais claro se torna aquilo que precisamos, mais claro se torna o caminho da vontade do Pai para a nossa vida, porque eu deixo de fazer da minha vida uma busca do que quero, para fazer na minha vida, uma jornada em favor do que eu preciso. Tudo o que precisamos sabemos que em Cristo Jesus já nos foi providenciado, conforme Paulo explica ao Filipenses (4.19) “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. Deus sabe o que você precisa, e o que você precisa para o seu dia, Ele já providenciou. Por isso Jesus desafiou seus discípulos a orar pelo pão de cada dia (Mateus 6.11), pois Ele sabia que o Pai providenciaria aquilo que eles precisavam para viver.
Se queremos entender corretamente a importância de conhecer e viver a vontade de Deus para a nossa vida, basta olhar para as palavras de Jesus quando seus discípulos pediram a ele que os ensinasse a orar (Lucas 11.1-2). Jesus prontamente se dispôs a ensina-los dizendo que deveriam em suas orações pedir ao Pai pela Sua vontade, que ela se tornasse real na vida deles, aqui na terra, como ela já é real no céu – “Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu”.
Amados do Pai, quando o Senhor falou comigo neste final de ano, sobre a importância da Sua igreja voltar-se para conhecer a Sua vontade, é porque Ele nos ama e tem o melhor para as nossas vidas, e não deseja que sejamos enganados pelo nosso coração, pelas propostas deste mundo e pelas mentiras do diabo. Que possamos verdadeiramente entender que a vontade do Senhor, sempre será o melhor lugar para estarmos.
É tempo de nos abrir para conhecer e viver a vontade de Deus, para que diante de qualquer circunstância, não julguemos pelos olhos humanos, mas possamos buscar e compreender qual é a vontade do Senhor ali para a minha vida!
Que este ano, não pelo ano em si, mas pelas possibilidades que estão diante de nós, possamos fazer dele, o ano em que nossos corações se dedicaram a buscar, conhecer e fazer a vontade de Deus. Que este ano seja o ANO DA VONTADE DE DEUS PARA A SUA VIDA, como você nunca viveu até hoje.
Deus te abençoe.
Pr. Cristiano

© 2016 Igreja do Nazareno Flamboyant
Siga-nos: