A importância do cuidado.

Amados de Deus, depois de três semanas sem devocionais, quero com a Graça do Pai compartilhar algo importante para seu coração.
Em nossa comunidade, nos dois últimos domingos, falei muito sobre a necessidade de crescer espiritualmente. A semente de Cristo precisa crescer em nós, e para crescer, ela precisa de espaço. Deus tem chamado seu povo para esse processo de crescimento, e consequentemente a desocupar espaço, e limpar a casa, pois somente em um coração mais limpo, mais desocupado, menos entupido e voltado para as coisas dessa vida, podemos encontrar tempo, abrir espaço e ter o desejo de cuidar das sementes de Deus.
Jesus deixou muito claro essa verdade na parábola do semeador (Mateus 13), dizendo que somente onde a terra estava limpa, a semente encontrou espaço para se desenvolver e se desenvolveu, e os resultados foram frutos! Entenda e creia que esse é o desejo do Senhor para a sua vida, que você dê muitos frutos – João 15.8 “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”. Nossos frutos são para glorificar a Deus e mostrar que verdadeiramente estamos seguindo a Jesus, e nos tornando tão parecidos com Ele, que as pessoas acabam nos chamando de cristãos!
Outro aspecto desse crescimento, além do espaço, são os cuidados que devemos ter – não os cuidados da vida – mas os cuidados com as sementes de Deus. Tudo o que é corretamente cuidado e alimentado vai ter uma boa aparência e apresentar bons frutos. Quando nós vemos uma árvore ou uma planta bonita, florida, produzindo frutos, isso geralmente significa que ela está bem cuidada, que o processo de desenvolvimento dela está acontecendo, e naturalmente o propósito dela está se cumprindo.
Uma árvore ou uma planta é vista como saudável, quando ela está devidamente alimentada e cuidada. Isso não é diferente para as nossas vidas. Aliás, tudo na nossa vida que estiver bem nutrido e cuidado, apresentará uma forma saudável e frutos que compravam isso. Assim como as sementes precisam de espaço, elas também precisam de cuidados para crescer e se desenvolver. Precisam por exemplo de água, porque se não forem regadas e nutridas não terão forças para assumir o tamanho desejado.
Precisamos alimentar nossa fé, alimentar nossa visão de mundo com a Palavra, com o Espírito Santo, para caminhar com direção do Senhor, e dar continuamente frutos. Precisamos também de cuidados e de manutenção. Tenho aprendido que nada sobrevive sem cuidado. TUDO NA VIDA PRECISA DE CUIDADO E DE MANUTENÇÃO. Se você tem um jardim, sabe muito bem que ele precisa de cuidado e manutenção; sua residência também precisa de cuidado e manutenção; veículos precisam de cuidados como troca de óleo, filtros e de uma revisão; roupas precisam de conserto e ajuste, assim como um lar precisa de cuidados para manter-se bem e saudável; um casamento precisa de cuidados; amizades precisam de cuidados; nossa fé precisa de cuidados e nosso coração também – Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”.
Cuidado e manutenção são coisas que vamos precisar fazer não só numa fase da vida, mas PARA A VIDA TODA. Tenho falado muito sobre continuidade, porque existem muitas coisas que precisamos fazer e continuar fazendo até o fim. Você não se alimenta apenas uma vez na vida, se alimentar é para vida toda. Cuidar de você, do seu corpo, da sua saúde, da sua família, do seu casamento, e principalmente da sua fé, do seu relacionamento com Deus, e do seu crescimento espiritual é para vida toda. É UM PROCESSO CONTÍNUO!
Precisamos cuidar melhor de algumas coisas, e precisamos buscar ao Senhor e permitir sermos cuidados por Ele, amém?
Deus te abençoe.
Pr. Cristiano

© 2016 Igreja do Nazareno Flamboyant
Siga-nos: