Um novo ano começou, e todos queremos que esse ano seja diferente e melhor que o ano de 2018. É muito importante estar motivado e empolgado para começar o ano, porém, além de toda motivação e empolgação, precisamos estar atentos e alertas, porque se não prestarmos a devida atenção, existe uma grande possibilidade de fazermos as coisas de forma muito semelhante ao que já temos feito.
Não quero ser profeta de desanimo na vida de ninguém, por isso escrevo essas palavras, porque sei como é fácil e cômodo criar expectativas, ficar empolgado e no andar da carruagem, cometer o erro de trilhar os mesmos caminhos.
Precisamos vencer duas coisas que são muito fortes em nós, a acomodação e a repetição. A acomodação opera em nós nos mantendo dentro de uma postura confortável, que não necessariamente seja a melhor, mas que estamos acostumados, então, porque mudar? Afinal, vai que piora, e quem garante que se mudar, muda para melhor?
A acomodação nada mais é do que nossa carne dirigindo nossos pensamentos, vontades e comportamentos. A carne nunca nos conduz na direção que o Espírito de Deus tem para a nossa vida, como Paulo explica em Gálatas 5 – ela não cogita das coisas do Espírito. Precisamos romper com a acomodação porque ela produz incredulidade em nosso coração. Ela nos aprisiona numa condição de desconfiança e desinteresse com a vontade de Deus. A acomodação nos faz acreditar que nos mover segundo a vontade de Deus e crer naquilo que o Senhor está falando, é trocar o “certo pelo incerto”, o que é enganoso, pois os planos do Senhor são planos verdadeiros e certeiros para a nossa vida, eles não dão esperança e futuro (Jr 29.11).
Se não tomarmos cuidado, nossos lábios falarão de mudança, do novo, da fé, do crer no impossível, mas nossas posturas e atitudes mostrarão que permanecemos no “mais do mesmo”, nas mesmas e velhas formas de pensar, de fazer, e na incredulidade do nosso coração. Saia da acomodação! Peça ao Senhor para quebrar todo padrão de incredulidade em sua mente. Creia novamente – Deus tem algo novo para a sua vida, em Isaías 43.19 está escrito “eis que faço algo novo. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”. Muitas vezes não nos apercebemos do novo de Deus e continuamos acomodados em nossos desertos e ermos espirituais.
Da mesma forma, precisamos estar atentos com a repetição. A repetição dos mesmos hábitos, do mesmo comportamento, do mesmo jeito de fazer tudo porque estamos andando no automático. É fácil falar de mudança e continuar no automático, sem refletir, sem dimensionar, sem prestar atenção naquilo que está fazendo. É fácil levantar a cada manhã e manter-se fazendo o mesmo, repetindo os mesmos hábitos, falando as mesmas coisas, agindo do mesmo jeito, plantando as mesmas sementes, e caindo nos mesmo erros. Saia do automático! Preste atenção na sua vida, e comece a mudança prestando a atenção no Senhor, no que Ele quer falar ao teu coração. Ouça o Espírito, receba a Palavra e coloque em prática na tua vida. Preste também atenção em quem está ao seu redor, são aqueles que estão ao seu lado e que te amam. Saia do automático com eles, trate-os de outra forma, escute-os melhor, estabeleça um novo nível de atenção e comunhão com eles. Peça ao Senhor que te ajude a vencer o comportamento repetitivo. Se estivermos abertos, o Espírito Santo mostra-nos e convence-nos da verdade.
Existe uma expressão que cabe bem nesse momento que é “andar pisando em ovos”. A expressão significa fazer ou falar algo com muito cuidado, com muita calma. Esse é o nosso momento, de termos calma, calma no falar, no fazer. Precisamos andar com cuidado, prestando muita atenção para começar esse ano fazendo as coisas de forma diferente.
Termino lembrando das palavras de Jesus para seus discípulos no Getsêmani: (Mateus 26.41) “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Jesus está dizendo que precisamos vigiar. Vigiar quem? A nós mesmos, então, vigia meu irmão e minha irmã, porque nossa carne quer manter-se no controle, e te manter acomodado e vivendo no automático. Somos tentados a permanecer no mesmo lugar, mas lembrem-se, que se vigiarmos e orarmos ao Senhor, buscando Sua graça e favor, Ele nos ajudará a vencer, a andar e a avançar no espírito.
O ano apenas começou, há muito para ser vivido e feito, então, fique atento.
Deus te abençoe.
Pr. Cristianoação contas PM, Luci e Adriana capacitação prestação contas PM, Luci e Adriana

© 2016 Igreja do Nazareno Flamboyant
Siga-nos: