Não sei se você é assim também, mas de vez em quando eu tenho uma necessidade de arrumar e colocar as coisas em ordem. É o que eu chamo de faxina total! Não que eu deixe para limpar ou arrumar as coisas apenas nesses momentos, de forma alguma, mas eu chamo assim justamente por ser aquele momento em que eu literalmente “tiro tudo do lugar”, coloco tudo para fora, abro os armários, portas e gavetas, e desço tudo que estiver guardado e vou olhando minuciosamente cada coisa, jogando fora o que não presta, vendo o que precisa de algum conserto, e guardando cada coisa no seu devido lugar.
Se você já fez isso, sabe que ao final, você fica esgotado, mas vale a pena, pois após isso, você consegue ver claramente como as coisas estavam bagunçadas dentro dos armários e gavetas, e como tinha espaço sendo mal ocupado, por um monte de coisas que não tinha mais nenhum sentido em sua vida.
De vez em quando, ou melhor, de “vez em sempre” precisamos fazer isso, tirar um momento para dar uma boa faxinada nas coisas. Essa semana procurei fazer isso juntamente com alguns irmãos nos espaços dos departamentos da igreja, e foi muito produtivo, pois não imaginávamos quanto lixo tinha para jogar fora, e quanta coisa estava fora de lugar e precisava ser arrumada. Também descobrimos muito material e brinquedos que pudemos separar para ofertar e abençoar a vida de outras crianças e ministérios. Ao final, tudo estava mais bonito, arrumado e cheiroso.
Quando penso nesse assunto, sempre me lembro da atitude da mulher da dracma perdida (Lucas 15.8-9), que ao perceber que faltava uma dracma, parou tudo que estava fazendo (ideia clara de prioridade), acendeu a luz, e começou a fazer uma faxina na casa, procurando com muita atenção até acha-la – ”Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? ”. Note, que ela não deixou passar, não deixou as coisas se acumularem, não deixou a bagunça crescer, justamente para não correr o risco de perder mais alguma outra coisa. Ela rapidamente fez uma faxina total! E nós, como temos agido ou reagido com as coisas da nossa vida? Não deixe o lixo se acumular – ponha para fora, e não deixe a sujeira impregnar na sua vida – limpe suas vestes. Faça isso regularmente, você não vai se arrepender!
Da mesma forma que podemos fazer isso em nossas casas físicas, devemos também fazer em nossa vida espiritual, para o crescimento da nossa fé. O segredo das coisas permanecerem em bom estado é a manutenção. Tudo que tem manutenção constante costuma durar mais. Tudo que fica sem manutenção, vai estragando mais rapidamente. Quem tem carro sabe disso muito bem. Se você cuida constantemente do veículo – troca o óleo, calibra os pneus, lava o veículo e manda periodicamente para fazer uma revisão, sabe que ele vai funcionar bem e durar por muito mais tempo do que se você não cuidar. Isso sem falar que a falta de cuidado com o seu veículo pode colocar em risco a sua vida e a de outros também. Não coloque sua vida espiritual em risco, e não coloque o testemunho de Cristo em risco na vida de outros. Cuide tão bem de você quanto você cuida daquilo que você considera importante na sua vida.
Assim como uma casa precisa de manutenção – apertar alguns parafusos meio frouxos; consertas algumas coisas quebradas; tampar algumas rachaduras e buracos; lidar com algumas infiltrações e pintar novamente as paredes – nós também precisamos de manutenção. Há coisas em nossa fé e nosso entendimento que estão frouxos e precisam ser apertados, brechas em nosso coração e relacionamentos que precisam ser fechadas, pintura velha que representa nossas vestes, que precisam ser trocadas, e tudo o mais que o Espírito Santo, o Empreiteiro da nossa alma, verificar e achar necessário fazer uma manutenção, uma faxina total.
Abra seu coração, disponha-se a fazer essa faxina total, disponha-se diante do Senhor ao processo de manutenção. Pode dar trabalho, mas nada é melhor do que cheiro de casa limpa e arrumada, concorda comigo?
Deus te abençoe.
Pr. Cristiano

© 2016 Igreja do Nazareno Flamboyant
Siga-nos: