Temos falado muito em nossos cultos sobre novidade de vida, pois entendemos que essa tem sido a direção que o Espírito Santo tem trazido através das Escrituras Sagradas.
Paulo claramente fala sobre isso em Romanos 6.4, ao dizer que a nossa identificação com Cristo necessariamente nos levará a viver em novidade de vida – “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, ASSIM ANDEMOS NÓS TAMBÉM EM NOVIDADE DE VIDA”.
Não adianta apenas falar em mudança, ou desejar o novo, precisamos nos dispor a construir sobre o novo, pois o NOVO e VIVO caminho já nos foi dado (Hb 10.20). Precisamos entrar por Ele e construir sobre Ele.
Jesus disse que não adianta colocar remendo novo em roupa velha – “Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior” – NÃO VAI DAR CERTO! Tem coisas que se não mudarmos em nos mesmos, por mais que ao seu redor as coisas mudem ou sejam favoráveis, no fim, essas coisas velhas, do velho homem, da velha natureza, da velha mentalidade, da velha construção, da velha fundação, vão acabar condenando a obra.
Precisamos entender que nosso grande problema é um problema de fundação. Quando a fundação é ruim, não importa aquilo que você estabelece por cima e por fora, não importa quão bonito seja, a fundação sempre vai atrapalhar! Se há um problema de fundação, isso condena a construção. Existem muitas coisas em nossa vida que por melhores que sejam nossas intenções e disposição em fazer, elas nunca vão dar certo, simplesmente pelo fato que nossa fundação vai condenar a construção, que é o realizar dessas coisas.
Nossa fundação precisa ser refeita, e isso dá trabalho! Se numa construção natural, física, podemos ver a quão trabalhoso é, muito mais numa obra espiritual. Por isso que Jesus realizou uma grande obra, um plano grandioso de uma nova fundação, e precisamos construir e edificar nossa vida, a partir dessa nova fundação, que é sólida e firme. Jesus fez e estabeleceu essa fundação a partir de si mesmo, e o que Ele fez é completo, é perfeito para sustentar essa obra, e edificar essa casa – UMA NOVA CASA!
O detalhe interessante é que num mesmo terreno, temos uma casa natural, pertencente ao velho homem, e agora em Cristo uma casa espiritual, que é o tabernáculo, o lugar da morada do Espírito de Deus. Mesma pessoa, mesmo terreno, porém, duas construções!
O fato é que NÃO posso tocar duas obras! Ou continuo investindo meu tempo na velha construção e continuo gastando meu dias, anos e vida, remendando as paredes, remendando os tubos, e tentando dar uma cara bonita para ela, mesmo sabendo que ela não tem futuro, pois já foi condenada, ou começo a investir na nova construção – projeto novo, fundamento sólido, muito bem estabelecido, firme e sólido por dentro e por fora, que consegue suportar qualquer abalo, temporal, ventania e tribulação. Demora mais para fazer, a beleza do projeto final é inigualável, porém, é um projeto exigente.
1º – O Engenheiro é muito exigente, ou seja, as coisas são do jeito Dele ou não funciona.
2º – A obra só funciona com a presença Dele, sem Ele não tem obra.
3º – Não posso usar as ferramentas da outra obra, elas não servem, e nem cabem nessa construção, para ela já existe as ferramentas necessárias para que a obra possa ser feita.
4º – Preciso obedecer cada coisa que o Engenheiro da obra me pede, como já foi dito, ou é do jeito Dele ou não funciona.
5º – Não posso perder tempo ou ficar brincando em serviço, porque a obra é séria, e Aquele que começou quer termina-la.
Amados de Deus, eu pergunto: Em qual construção estamos?
Muitos estão cansados e sobrecarregados por que estão tentando tocar duas obras ao mesmo tempo. Querem a construção do novo, mas ainda continuam investindo e alimentando a velha construção. Quem já mexeu com reforma ou construção, sabe que uma obra já dá muito trabalho, imagine tentar manter duas ao mesmo tempo!
Pare de gastar seu tempo, sua energia e seus dias investindo em algo que nem Deus escolheu investir. Parta para o novo de Deus, creia nesse novo caminho, entre por Ele com fé, tome posse daquilo que foi providenciado para ti em Cristo e invista toda sua energia, fé, amor e disposição nessa obra – em SER e VIVER como um FILHO DE DEUS.
Posso ouvir um amém?
Deus te abençoe.
Pr. Cristiano

© 2016 Igreja do Nazareno Flamboyant
Siga-nos: