Buscai a sabedoria que vem do alto

 

Tiago 3:3-17

“Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante ao digno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.”

 

Vivemos em uma época onde a busca por conhecimento e informação é valorizada e procurada constantemente. Sabedoria e conhecimento têm grandes diferenças, mas de uma forma simples, sabedoria é como conseguimos colocar em prática aquilo que adquirimos com o conhecimento ou informações. Os judeus valorizavam a sabedoria, já os gregos o conhecimento.

Tiago nesse texto diz que algumas atitudes não precedem de uma sabedoria que vem do alto. A inveja e a incredulidade são dois sentimentos que andam juntos. Quando invejamos alguém é porque não acreditamos nos planos exclusivos e personalizados de Deus para nós, pelo contrário queremos viver os planos ou ter vida de outra pessoa. O resultado disso vai ser uma vida infeliz, com rancor e mágoas. Certamente essa sabedoria não vem de Deus.

A grande pergunta é: qual é a fonte de nosso conhecimento? Buscar a Deus na Sua Palavra e em oração cria em nós uma fonte de sabedoria vinda do alto e os frutos do Espírito serão a evidencia desse conhecimento do Senhor.

Ore ao Deus pedindo que elimine as fontes de conhecimento que tem gerado sabedoria equivocada e contrária a vontade de Deus. Peça pelo perdão e orientação de Deus, pois é promessa de Dele nos dar sabedoria: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” Tiago 1:5.

Leia também: Colossenses 1:9-13 / Galatas 5:16-26 / Mateus 5:1-16 /

Que Deus te abençoe,

 

Renato Faria

 

Leave a Comment

© 2012 Igreja do Nazareno Flamboyant
Desenvolvido por Renato Faria